A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) lançou em janeiro a Campanha Nacional “Vive a Democracia”, que pretende dar um impulso à participação jovem na vida democrática através da aposta na literacia política.

A campanha, que decorre em formato online, foi pensada para desafiar os jovens a questionarem "o seu papel na sociedade enquanto cidadãos que pertencem a um sistema democrático, com deveres e direitos", destaca a organização, em comunicado. Com o lema “Política é Cidadania”, a campanha visa o fortalecimento da democracia através da consciencialização dos jovens para uma cidadania ativa, responsável e plena, acrescenta a mesma fonte.

 

 

A importância desta campanha é realçada pelo presidente do IPDJ, Vítor Pataco. “Esperamos que estes momentos de sensibilização venham a combater este fenómeno crescente de abstenção eleitoral jovem no nosso país", afirmou, relembrando que "a liberdade de todos nós, incluindo a dos mais jovens, só acontece quando existe responsabilidade e consciência".

Já o presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, apela a que os jovens “possam manifestar e defender a sua posição e reivindicações”. Por outro lado, o presidente da ANAM, Albino Pinto de Almeida, acrescenta que “uma Juventude conhecedora e sensibilizada para a política estará muito mais sensível ao imprescindível exercício do direito de votar".

 

 

Esta campanhs surge no contexto das próximas eleições legislativas, que decorrem no dia 30 de janeiro de 2022, sendo "importante mobilizar para este ato eleitoral, com o principal objetivo de combater o fenómeno crescente da abstenção jovem no nosso país", destacam as entidades organizadoras.

Nas últimas eleições presidenciais, a abstenção jovem fixou-se entre 48 a 55%, segundo dados da Universidade Católica Portuguesa. A Fundação Francisco Manuel dos Santos revela que 14% dos jovens entre os 18 e os 34 anos nunca votaram em nenhuma eleição.

Para saber mais, clica aqui.